Hoje trago para vós simples mortais a resenha do filme Clube Da Luta, um filme incrível de genialidade e proporções inimagináveis e um bom elenco o filme conta com Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter um filme que apresenta uma filosofia e te força pensar e continuar pensando sobre o modo que agimos ou o que somos, devo advertir que o filme passa uma ideia comunista, mas vale a pena desde o começo ao ultimo segundo de cena, vale a pena inclusive revê-lo para poder entender e analisar as ideias propostas pelo filme, pois acredito que dificilmente alguém conseguirá interpreta-lo intimamente na primeira vez que assistir, pois o filme é carregado de filosofia e ideias... Confiram comigo
Antes de começar eu devo admitir que estarei quebrando as duas primeiras regras do clube, porém isto é necessário para que nossos leitores conheçam este incrível filme!
Vamos começar citando as Regras:
- Você não fala sobre o clube da luta;
- Você não fala sobre o clube da luta
- Somente duas pessoas por luta;
- Uma luta de cada vez;
- Sem camisa, sem sapatos;
- As lutas duram o tempo que for necessário;
- Quando alguém gritar "pára!", sinalizar ou desmaiar, a luta acaba;
- Se for a sua primeira noite no Fight Club, você tem que lutar!
A Seguinte resenha foi retirada do seguinte site: Reflexão Do Mundo
Escrita por: Flávio A. Santos
Fight Club (Clube da Luta) ou simplesmente Projeto Caos, conta a história de um jovem (Edward Norton), que após se tornar um indivíduo consumista, participante de uma sociedade repleta de regras, atinge o limite máximo que sua mente consegue suportar. Tornando-o uma pessoa despedaçada, que sofre física e psicologicamente e que por conta disso, não dorme há seis meses.
"Estamos na primeira fila neste teatro de destruição em massa. O Comitê de Demolição do Projeto de Destruição amarrou as fundações de 12 prédios com explosivos. Em dois minutos, uma cadeia de explosões vai se iniciar, e alguns blocos serão reduzidos a uma pilha de entulho.
Eu sei disso porque o Tyler sabe.
De repente eu me toquei de que tudo isto, a arma, as bombas, a revolução tem tudo a haver com uma garota chamada Marla Singer."
E é ai que a história começa.
"Com insônia, nada é real. Tudo é longe. É tudo cópia de cópia e de cópia."
Para se livrar da insônia e voltar a ter sua vida consumista e "feliz", ele começa a frequentar grupos de ajuda para pessoas com doenças crônicas. E ao se deparar com o sofrimento de outras pessoas, ele começa a sentir um estado de anestesia de seu próprio sofrimento, o que levou a cura-se da insônia. Afinal, temos a tendência de nos sentirmos superiores quando encontramos pessoas com problemas maiores que os nossos. O que faz nos sentirmos fortes e confortados.
Porém, eis que surge Marla Singer (Helena Bonham Carter), uma garota tão destruída quanto ele, e que era um espelho da sua mentira. Ela também não tinha doença alguma, e isso se tornou uma tortura para ele, pois ela passou a ser uma ameaça ao "disfarce" que ele havia criado.
“Eu sou a vida desperdiçada de Jack”
O filme em si, faz uma crítica sobre o sistema capitalista em que vivemos, onde somos avaliados pelo que temos, e não pelo que somos. E é onde o conformismo e consumismo o tornaram alguém despedaçado. Ele se vê manipulado pelo sistema em que vive, porém, o medo de fazer algo diferente o força a procurar dentro de si quem ele tanto queria ser. Eis que então surge Tyler Durden (Brad Pitt), um homem sem medo, sem distrações. Um homem que não se importa em dizer e viver a verdade, que não se apega a riqueza material. Ou seja, tudo que ele queria ser.
Ele, então, passa a ser manipulado por sua mente, onde ele e Tyler entram em uma nova fase de terapia: Lutar, bater, apanhar. Sem nenhuma finalidade, apenas para sentimento de liberdade, expelindo angústias e frustrações Surgindo assim, o "Clube da Luta". Mas ao passar do tempo, o Clube da Luta vai ganhando proporções elevadas, e mais perigosas. Então Tyler torna o Clube da Luta em "Projeto Caos" (ou Projeto Destruição). Onde ele acaba não entendendo a filosofia desse projeto, nem a ideia de Tyler, e se rende aos caprichos do seu "eu".
O filme "Clube da Luta" traz parar o expectador, uma mensagem forte e extraordinária. Fazendo as pessoas se autocriticarem, pesando as conclusões e reflexões impostas pelo filme. Esse é muito mais que um filme, é uma filosofia, uma escola repleta de ensinamentos e reflexões. Onde cada pessoa pode interpretar de uma forma, e aprender mais, cada vez que assiste!
Creio que cada um tem dentro de si, um "eu", um "Tyler", que reflete exatamente o que queríamos, mas por medo, acabamos não sendo. Afinal, não somos o nosso emprego, nem o dinheiro que temos no banco, nem o carro que dirigimos.Muito menos as calças que vestimos; somos da mesma matéria orgânica e podre, como todo mundo.
Só seremos livres de verdade, após perdermos tudo. Pois então não teremos o que perder, e enfim, encontrar-nos-emos livres.
Confira agora um breve comentário da equipe Nerd Power e veja logo abaixo o Trailer Legendado do filme
Bom o filme apresenta uma filosofia bem interessante e garanto que se você estiver disposto a pensar, vale a pena ver ele não apenas pelas cenas de violência e ação mas por todo o pensamento que o filme coloca em sua mente, o que ele propõe a pensar e a mudar. O filme é repleto de diálogos e nenhum deles é desperdiçado desde a primeira fala até a ultima, o filme é incrível e recomendo assisti-lo legendado para que você possa ver estes diálogos e analisar as ideias propostas pelo filme.
São tantas as idéias que terei de assistir de novo para poder prestar mais atenção aos diálogos e a filosofia do filme, pois admito que comecei assistindo apenas pela violência mais ao perceber do que realmente o filme se tratava fiquei impressionado com a genialidade por traz de um filme como estes, um dos melhores filmes da galáxia... Se você quiser conferir mais saiba que o filme é baseado em um livro de mesmo nome o qual em breve irei adquirir
Nenhum comentário:
Postar um comentário