MenuFlutuante

Porque o Japão Atacou Pearl Harbor

Fala Ae Meu Povo...




Achei um texto interessante na internet, seu autor é desconhecido, mas vale a pena conferir a sua opinião


Assim como eu você já deve ter pensado o porque o Japão atacou os Estados Unidos, quem seria louco, ou corajoso o suficiente para tentar atacar os Estados Unidos?  Saiba agora a verdadeira intenção do Japão ao infligir este ataque digamos no minimo ousado, inusitado e totalmente fora de lógica


Após a subida dos governos totalitários na Europa, eclode a II Guerra Mundial motivada pelo expansionismo da grandes potências da época: Alemanha, Itália e Japão.

O Japão desejava dominar o oriente e pacífico. Para isso invadiu a China, sob o pretexto de reconduzir ao trono o imperador chinês (Parente do imperador japonês), bem como diversas ilhas do pacífico. Dessa forma, a ilha do Havaí, onde fica o Porto da Pérola (Pearl Harbor) pertencentes ao EUA, faziam parte da pretensões japonesas na região.


O desejo do Japão ao atacar Pearl Harbor era infligir uma derrota humilhante aos EUA logo no início da guerra; dando um golpe tático e moral nos americanos  tirando-lhes o desejo da luta, bem como destruir parte da frota daquele país sediada no pacífico. Infelizmente, para os japoneses, por uma falha de sincronização, a declaração de guerra que era para ser entregue ANTES do ataque só o foi DEPOIS. A estória diz que os EUA, no lugar de sentirem derrotados, se motivaram para guerra, pois viram no ataque antecipado à declaração de guerra uma vilania dos japoneses.

O ataque à Pearl Harbor obrigou os EUA à entrarem na II Guerra Mundial; fazendo esse país declarar guerra ao Japão e sues aliados, a Alemanha e a Itália.

Apesar de conquistarem várias ilhas do pacífico, o Japão nunca conseguiu conquistar o Havaí ou qualquer parte do território americano. A guerra do pacífico (Parte da II Guerra Mundial) foi encarniçada. Os EUA avançava lentamente pelas ilhas que estavam repletas de armadilhas plantadas pelos japoneses para defenderem as mesmas dos americanos. Alguns estudiosos dizem que a decisão de utilizar a bomba atômica contra o Japão veio do fato de que se assim não o fizesse a Guerra do Pacífico teria se estendido por tempo demais; com custos enormes para os EUA (Os japoneses mesmo acuados e sob embargo continuavam lutando, inclusive com ataque dos Kamikazes, pilotos japoneses que carregavam explosivos em seus aviões e se chocavam contra as embarcações americanas, causando sérios estragos às mesmas).

Ainda por curiosidade, o espírito de manter as ilhas do pacífico sob o domínio japonês era tal que muito tempo depois da II Guerra ter terminado ainda foram encontrados soldados japoneses  defendendo algumas ilhas, pois os mesmo não sabiam que a guerra tinha acabado.



Almirante Isoroku Yamamoto, principal arquiteto do ataque a Pearl Harbor.
Confira agora o que foi a Guerra Do Pacifico e a cronologia de seus eventos: 

  • Segunda Guerra Sino-Japonesa
A partir de 1937 e até 1945, o Japão e a China travaram uma guerra em território chinês, que desembocaria na Guerra do Pacífico com a entrada no conflito de nações de todo mundo em 7 de dezembro de 1941.
  • Ataque a Pearl Harbor
Em 7 de Dezembro de 1941, aviões da marinha Imperial Japonesa atacaram a frota norte-americana fundeada no porto de Pearl Harbor, no Havaí, dando início a Guerra do Pacífico.
  • Conquista de Singapura
Tropas japonesas invadiram a península de Singapura por terra e ocuparam a possessão britânica na Ásia.
  • Guerra da Birmânia
Guerra da Birmânia Guerra de ocupação da Birmânia entre japoneses e britânicos no início do conflito e a subseqüente retomada do país pelos Aliados.
  • Batalha das Filipinas (1941-1942)
Batalha pela conquista das Filipinas pelos japoneses contra norte-americanos e filipinos entre dezembro de 1941 e maio de 1942, causou a derrota dos Aliados e o domínio japonês no país até 1945.
  • Batalha de Bataan
A mais violenta das batalhas terrestres do começo da guerra, durante a primeira Batalha das Filipinas, quando os defensores norte-americanos e filipinos entrincheirados na Península de Bataan foram atacados por tropas japonesas durante três meses até a rendição final.
  • Batalha de Corregidor
Ver artigo principal: Batalha de Corregidor A batalha na ilha fortaleza de Corregidor na Baía de Manila, que resistiu cercada por quatro meses aos ataques japoneses, foi o final da primeira Batalha das Filipinas, com a rendição das forças aliadas em 1942.


  • Batalha do Mar de Coral
Primeira batalha naval entre japoneses e americanos na Guerra do Pacífico
  • Batalha de Midway
 Batalha de Midway A maior batalha naval da história causou a destruição dos porta-aviões japoneses e o começo da reviravolta na guerra.
  • Batalha do Mar de Java e do Estreito de Sonda
Batalha do Mar de Java A maior batalha apenas entre navios de superfície no início da Guerra do Pacífico.
  • Batalha de Guadalcanal
Batalha de Guadalcanal Primeira batalha terrestre e naval na zona da Ilha Guadalcanal entre japoneses e norte-americanos depois da ocupação do Sudeste Asiático pelo Japão, marca o começo da Marcha sobre Tóquio.
  • Batalha das Ilhas de Santa Cruz
Batalha das Ilhas de Santa Cruz Batalha aronaval entre japoneses e norte-americanos depois da ocupação do Sudeste Asiático pelo Japão, simultânea à Batalha de Guadalcanal.
  • Batalha de Tarawa
Batalha de Tarawa A primeira batalha terrestre dos atóis do Pacífico, causou o maior número proporcional de baixas dos Estados Unidos na guerra.
  • Batalha de Iwo Jima
Primeira batalha travada entre japoneses e americanos em solo japonês.
  • Batalha das Ilhas Marianas
Batalha das Ilhas Marianas Vitória na batalha do Mar das Filipinas e posterior desembarque e ocupação das ilhas de Guam, Saipan e Tinian pelos norte-americanos.
  • Batalha do Golfo de Leyte
Maior batalha naval da II Guerra Mundial e dos tempos modernos, marca o início da reconquista das Filipinas em 1944 pelas tropas aliadas.
  • Batalha das Filipinas (1944-1945)
Batalha das Filipinas (1944-1945)Batalha terrestre pela reconquista das Filipinas pelos Aliados em 1944 e 1945 contra os ocupantes japoneses ali instalados desde a vitória na primeira Batalha das Filipinas em 1942.
  • Batalha de Manila
Batalha pela conquista de Manila entre as tropas norte-americanas e japonesas em 1945, que causou a destruição completa da capital filipina, no maior conflito urbano da Guerra do Pacífico.
  • Batalha de Okinawa
Batalha final da Guerra do Pacífico com a derrota japonesa. Após ela, o Japão se rendeu com o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki.
  • Batalha da Manchúria
A invasão terrestre do Norte da China, Manchúria e a porção norte da Coréia pelas tropas soviéticas, em agosto de 1945, levou à destruição do Exército Imperial japonês que ocupava a China e a Península Coreana, acelerando o fim da Guerra do Pacífico.
  • Bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki
A destruição das duas cidades japonesas por duas bombas atômicas em agosto de 1945 levou o Japão à rendição e ao fim da Guerra do Pacífico e da II Guerra Mundial.

Vitimas

Americanos e seus Aliados
4,000,000 de militares mortos

17,000,000 de civis mortos

Japoneses e seus Aliados:

2,000,000 de militares mortos

960,000 de civis mortos


Fontes: Wikipedia

Yahoo Respostas

Nenhum comentário:

LinkWithin

  • Dicas de Cinema

    O que acha de um filme? Por que não segue as dicas e criticas de "Cinema com o Negão"

  • Gosta de Games?

    Dicas, downloads, gameplays ... Tudo o que você precisa sobre jogos!

  • Livros, Livros e Livros!

    Quer dicas, baixar ou ler livros, a biblioteca da Nerd Power te ajudará com isso!!!

  • Monte seu Projeto

    Já pensou em montar projetos bem interessantes e que são simples?

  • Powerguido

    Atualizações toda Segunda de POWERGUIDO!

  • No mundo Japonês

    Tudo sobre todo anime e mangá