MenuFlutuante

O que faz de Game of Thrones um sucesso?


     
 O primeiro volume de As crônicas de Gelo e Fogo “A Game of Thrones” foi lançado em 1996 nos EUA, no Brasil foi lançado somente em 2010 com o titulo ”A Guerra dos Tronos” que se tornou um grande sucesso de vendas. Esse sucesso deve-se também pelo fato de que em 17 de abril de 2011 o canal de TV á cabo HBO estreou a série Game of Thrones baseada no primeiro volume da saga.
      As Crônicas de Gelo e Fogo contam a história dos sete Reinos de Westeros, onde "verões duram décadas e os invernos uma vida inteira" e mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir. A série produzida pela HBO segue essa mesma história.


           
                                                                Trailer - 1 ° temporada 

     De imediato a série fez um sucesso enorme arrebatando fãs pelo mundo inteiro e recebendo ótimas criticas.
   Mas o que há de tão bom assim na série e nos livros para Game of Thrones fazer tanto sucesso? Bom no post de hoje eu vou tentar explicar o motivo desse sucesso todo e já vou pedindo desculpas se o post estiver grande demais, mas acreditem essa é a forma mais resumida que eu posso fazer! 

     Tudo começa em 1991 quando George R.R. Martin começa a escrever os primeiros capítulos de A Game of Thrones. Martin é formado em jornalismo e começou a escrever contos no inicio da década de 70, seus contos eram na maioria de fantasia ou ficção cientifica, além de contos em 1980 ela passou a escrever para televisão e também editava livros.
      Além de A Guerra dos Tronos as crônicas ainda contam com os livros: A Fúria dos Reis (A Clash of Kings), A Tormenta das Espadas ( A Storns of Swords), o Festim dos Corvos ( A feast for Crows) e  A Dança dos Dragões ( A Dance With Dragons ), Todos esses títulos já foram publicados , mas ainda restam dois livros para concluir a saga. Inicialmente Martin disse ao seu editor que as crônicas de Gelo e Fogo seriam uma trilogia, após revisar sua escrita ele decidiu que seriam quatro livros, mas durante o processo de escrita do quarto livro ele percebeu que não poderia escrever a história sem o uso excessivo de flashbacks, então ele deixou de escrever por um tempo o que ele já havia começado e iniciou uma nova historia começando a partir do final de A Tormenta de Espadas, então o que era para ser o quarto livro acabou se tornando o quinto. Na verdade o quarto e o quinto volumes seriam um único livro, mas a quantidade de paginas era muito grande então ele decidiu dividir o livro, ao invés de lançar como “parte um e parte dois” Martin decidiu que o quarto livro contaria a historia na visão dos personagens do sul enquanto o quinto contaria a história na visão dos personagens do norte.
    O sexto livro irá se chamar The winds of winter e o sétimo se chamará A Dream of Spring, mas Martin já deixou claro que se houver necessidade um oitavo volume poderá ser escrito, o que causa certo receio por parte dos fãs, pois o processo de escrita dos livros demora muito, chegando a haver uma espera de cinco anos para o lançamento e Martin já é um senhor de idade e o maior medo de todos é que ele venha a falecer sem terminar as Crônicas.
   Em Janeiro de 2007 a HBO comprou os direitos da série de livros com a intenção de transformar em série de TV. David Benioff e D.B Weiss foram contratados para roteirizar e produzirem a série que irá utilizar um livro por temporada, além de David e Weiss o roteiro dos episódios são escritos por Jane Espenson e Bryan Cogman. Martin é co-produtor executivo da série e fica encarregado de escrever pelo menos um episódio de cada temporada.
Agora que você já sabe como tudo começou, vamos desvendar o segredo do sucesso de Game of Thrones. 
Fantasia x Realidade - O gênero fantasia é mais comum em filmes e livros, de algum tempo para cá é que esse gênero tomou conta do mundo das séries, tanto que o presidente de programação da HBO declarou que produzir Game Of Thrones era “Dar uma chance a programas que não daríamos a cinco anos atrás”.
  Lendo os livros e assistindo a série a impressão que passa é de que aquela história realmente poderia ter acontecido, os detalhes colocados tanto nos livros quanto na série de TV são impressionantes, George teve o cuidado de criar personagens extremamente humanos e complexos. Os personagens xingam, defecam, matam e fazem sexo, diferente de outras histórias de ficção que não mostram o lado “humano” deles.
Para escrever os livros o autor passou um por longo processo de pesquisa, sua principal inspiração foi o período medieval principalmente as guerras como a dos Cem anos.

Em relação à série de TV o cuidado que a produção tem de transformar o mundo literário em mundo “real” é tão grande que eles contrataram o linguista David J. Peterson para criar a línguaDothraki . Outra grande preocupação dos produtores é a caracterização dos personagens, o trabalho da equipe de maquiagem e figurino é tão incrível que alguns atores ficam irreconhecíveis.  A HBO chega a gastar para produzir um episódio R$ 12 milhões, entre custo com o elenco, produção e viagens aos sets na Croácia, Islândia e norte da Irlanda, ou seja, cada detalhe foi minuciosamente elaborado para que o telespectador veja uma série de qualidade.

Personagens –  No Brasil é costume assistirmos novelas e nos identificarmos com os personagens ou escolher os nossos favoritos e os odiados da trama, isso acontece em Game of Thrones também.
Nos livros ao invés de lermos por capítulos nós lemos por meio de  POV´s ( Point of View) , ou seja, os fatos que estão acontecendo no momento são relatados pelo ponto de vista dos personagens, o que nos faz entrar na “mente” deles fazendo que que agente os ame ou os odeie. Na série de TV temos uma visão mais ampla, mas as intrigas, as conspirações transportadas dos livros para a TV fazem com que a história nos envolva.
Sexo e Violência -  Algumas emissoras têm um certo pudor em mostrar sexo na TV, mas a HBO não é assim, para eles o importante é a qualidade, se sexo é necessário na história eles não se importam em mostrar, algumas pessoas criticam isso, chegam a dizer  que eles usam o sexo para garantir audiência, o que não é verdade. No caso de Game of Thrones eles estão apenas mostrando o que já existe nos livros. Game of Thrones apesar de ser uma fantasia, retrata uma sociedade medieval da forma mais verossímil possível, naquela época as pessoas não tinham o pudor que nós temos hoje em dia e o autor e os produtores fazem questão de mostrar isso.  Outra característica daquela sociedade que está presente nos livros e na série é a violência, para eles matar é prazeroso. Quem não gosta de ver sangue não é aconselhável assistir a série, Game of Thrones tem sexo, decapitações, intrigas, mistério e dragões. Se o autor não colocasse essas características a história seria um conto de fadas para crianças. 
Trilha sonora e abertura - Como já foi dito antes a HBO preza pela qualidade e para ter uma série de qualidade tem que se criar uma trilha sonora de qualidade! E foi o que eles fizeram, Ramin Djawadi foi contratado para criar uma trilha sonora exclusiva para série, foi ele o criador da musica da sensacional de abertura da série, a abertura ficou tão boa que eles ganharam umEmmy na categoria de melhor abertura de série em 2011. A música fez tanto sucesso que diversos cover surgiram na internet, alguns realmente incríveis e outros nem tanto assim.

        
                                                               Abertura oficial


        
                                                          Cover da música de abertura
         
Sotaque - A maioria dos atores de Game of Thrones não é americano, boa parte do elenco é britânico ou irlandês, isso pelo fato de que na história existem vários povos e consequentemente várias línguas e o inglês é o “idioma comum” em Westeros . Para representar o idioma comum na TV eles recorreram ao inglês “verdadeiro” (Para quem não sabe o Inglês americano é derivado do inglês britânico, pesquise sobre a colonização dos Estados Unidos). Em minha opinião esse sotaque deixa a série com mais “classe”. Aqui no Brasil a primeira e a segunda temporada podem ser assistidas dubladas, mas eu não aconselho a assistir a versão dublada, como já disse antes o sotaque que as vezes é até difícil de entender devido a mistura de nacionalidades ( inglesa, irlandesa, escocesa) traz certa classe para história.

                
                                            Repare no sotaque da Velha Ama enquanto ela conta a história. 

Religião – Assim como em nossa sociedade, Westeros também tem seus conflitos religiosos, cada canto tem seu “Deus” e sua religião. No norte a crença é nos deuses antigos, nas ilhas de ferro (Pyke) acredita-se no “Deus Afogado”, em Porto Real ( King´s Landing) os habitantes acreditam nos “Sete” , do outro lado do mar estreito acredita-se em  “R´hllor “, o deus das sombras e da noite. Com tantos deuses, as pessoas costumam discutir sobre qual Deus é o verdadeiro e isso é comumente visto em nossa sociedade. Diversas religiões foram criadas ao longo dos anos, mas o que nos diferencia do povo de Westeros é que as nossas religiões acreditam em um Deus comum, mas mesmo assim ainda existe essa disputa para saber “qual é melhor”. Além dessas religiões ainda existem outras por toda Westeros , mas não vou comentar aqui pois seria spoiler.
Série x livro - Eu sempre digo que uma adaptação nunca é igual ao original, algumas são fiéis a história já outras não, em Game of Thrones isso também acontece. Na primeira e na segunda temporada houve mudanças, mas nada que interferisse no rumo da história. Eu sempre indico para as pessoas lerem os livros mesmo que já tenham visto a série, livro sempre contém mais detalhe do que a série, afinal tempo para eles é dinheiro. Se você já viu as duas temporadas, não caia na asneira de começara a ler o terceiro livro sem ter lido os dois primeiros, as crônicas de Gelo e Fogo é uma sequência e certos detalhes são perdidos na transformação para a TV, não se intimide pela quantidade de páginas, pois apesar de ser extensa, a história vai te envolver que eu garanto que quando você começar a ler não vai mais querer parar, o autor não perde tempo descrevendo quantas folhas tem numa árvore, ele vai direto ao assunto sem rodeios, descrevendo somente o necessário e é isso que torna a leitura tão fascinante.

   Pois é, esses são os fatores que na minha humilde opinião trazem sucesso para Game of Thrones, um dos fatores que indicam o sucesso é que a serie se tornou a mais pirateada no ultimo ano, o que causa esse grande número de downloads é que a série não é disponível no mundo todo, e mesmo sendo transmitida em certos países nem todo mundo tem acesso aos canais HBO. Aqui no Brasil a segunda temporada teve estreia simultânea com os EUA na tentativa de diminuir a pirataria. Apesar de ser bastante elogiada a série também recebe criticas severas como as de Salman Rushdie, escritor inglês que disse que Game of Thrones é um lixo bem produzido, outros criticam as cenas sexo e a violência.
  
VI no: CTM

▼ GOSTOU? CURTI AE EMBAIXO !!! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

  • Dicas de Cinema

    O que acha de um filme? Por que não segue as dicas e criticas de "Cinema com o Negão"

  • Gosta de Games?

    Dicas, downloads, gameplays ... Tudo o que você precisa sobre jogos!

  • Livros, Livros e Livros!

    Quer dicas, baixar ou ler livros, a biblioteca da Nerd Power te ajudará com isso!!!

  • Monte seu Projeto

    Já pensou em montar projetos bem interessantes e que são simples?

  • Powerguido

    Atualizações toda Segunda de POWERGUIDO!

  • No mundo Japonês

    Tudo sobre todo anime e mangá