MenuFlutuante

Plasma- O Quarto Estado Da Matéria. Aprenda com apenas fósforo, copo e microondas!




Quando falamos de estados da matéria imaginamos, o sólido(Pedra de Gelo), o Liquido (Aguá), e Gasosos (Vapor), porém ao contrario do que aprendemos a matéria não possui três estados, mas sim quatro. O Plasma é conhecido como o Quarto Estado Da Matéria, porém pouco sabemos o que é o plasma, imaginamos apenas televisões, ou o que vemos em filmes, como uma luz ultra potente capaz de atravessar qualquer coisa. Comprovei esta visão ao perguntar para as pessoas o que é o Plasma, e muitos disseram que o plasma é um tipo de luz (Não confundam luz, com tipo de luz). 



O que é o quarto estado da matéria

Para nós eletricistas é fácil entender o plasma, que nada mais é que um gás condutor de eletricidade (Os gases são eletricamente neutros).

Porque é chamado de quarto estado da matéria?

Fica mais fácil definir analisando as mudanças de estados da matéria, se aquecermos uma pedra de gelo ela passará da forma sólida para a liquida, da mesma forma aquecendo a aguá teremos como resultado o "vapor", mas se aquecermos ainda mais este vapor, teremos o Plasma.Se considerarmos o funcionamento dos globos de luz perceberemos como é fácil criar plasma, pois o globo de luz nada mais é do que uma esfera de vidro com um gás a baixa pressão e um eletrodo central de alta voltagemDescargas elétricas provocam a excitação e a ionização de alguns átomos de gás. Os átomos excitados, ao voltarem ao estado inicial, emitem luz, sim se apenas carregarmos eletricamente um gás a baixa pressão teremos o Plasma


Mas o que é o Plasma?

A definição mais correta do plasma que encontrei foi a seguinte:

O plasma é com frequência chamado o quarto estado da matéria, ao lado dos estados sólido, líquido e gasoso. Ele é criado quando um gás é superaquecido e os elétrons se rompem, deixando partículas eletricamente carregadas.
Conforme a temperatura aumenta, o movimento dos átomos do gás torna-se cada vez mais enérgico e frequente, provocando choques cada vez mais fortes entre eles. Como resultado destes choques, os elétrons começam a se separar.
No seu conjunto, o plasma é neutro, já que contém uma quantidade igual de partículas carregadas positiva e negativamente. A interação destas cargas dá ao plasma uma variedade de propriedades diferentes das dos gases.

O plasma "ideal" com as partículas atômicas completamente divididas corresponde a uma temperatura de várias dezenas de milhões de graus. Em todos os lugares onde a matéria está extraordinariamente quente, ela encontrasse no estado plásmico.

Porém, o estado plásmico de uma substância gasosa pode surgir a temperaturas relativamente baixas de acordo com a composição do gás. A chama de uma vela e a luminescência de uma lâmpada fluorescente são alguns exemplos.

O plasma aparece naturalmente no espaço interestelar e em atmosferas do Sol e de outras estrelas. Porém, ele também pode ser criado em laboratório e pelo impacto de meteoros apesar de a Nasa afirmar que isso não teria causado o acidente do Columbia.


O plasma constitui nada menos que 99% de toda a matéria do Universo. O Sol, por exemplo, é feito de plasma.

Afinal como "Fazer" Plasma

Como nem todos assim como eu possuem um globo de plasma fica difícil visualizar o Plasma, porém procurando pela Internet achei o seguinte vídeo que mostra que é possível criar plasma utilizando seu microondas, o vídeo é muito bom (Parabéns a equipe)

-Atenção não faça isto na ausência de um adulto (Responsável) Não nos responsabilizamos por danos ao seu aparelho e não faça no microondas da sua mãe!-













Nenhum comentário:

LinkWithin

  • Dicas de Cinema

    O que acha de um filme? Por que não segue as dicas e criticas de "Cinema com o Negão"

  • Gosta de Games?

    Dicas, downloads, gameplays ... Tudo o que você precisa sobre jogos!

  • Livros, Livros e Livros!

    Quer dicas, baixar ou ler livros, a biblioteca da Nerd Power te ajudará com isso!!!

  • Monte seu Projeto

    Já pensou em montar projetos bem interessantes e que são simples?

  • Powerguido

    Atualizações toda Segunda de POWERGUIDO!

  • No mundo Japonês

    Tudo sobre todo anime e mangá